Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Ser Missionário!

Neste sentido, como estamos no mês de outubro – mês dedicado as missões-, mergulhemos neste assunto.
Todo ser humano, no batismo, torna-se filho(a) de Deus, templo do Espírito Santo e cristão como irmão do Nosso Senhor Jesus Cristo, exercendo no mundo as dimensões que marcam a presença dos cristãos como discípulos e discípulas de Cristo. Desse modo, todo batizado assume as funções: sacerdotal, profética e régia de Cristo, desempenhando sua missão na comunidade eclesial e no mundo.
No livro do evangelista Marcos 16, 15, Jesus nos convida a missão: ‘Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura’. Esta é a verdadeira missão da Igreja de Jesus, pois, o próprio São Paulo nos diz que a fé vem pelo ouvir. Sendo assim, todo bom cristão deve está atento a este convite desafiante e empreendedor do Senhor.
No Catecismo da Igreja Católica, quando em seu parágrafo 4, artigo II, se refere aos fiéis, cita: ‘Sob o nome de leigos entendem-se aqui todos os cristãos, exceto os membros das Sagradas Ordens ou do estado religioso reconhecido na Igreja, isto é, os fiéis que, incorporados a Cristo pelo Batismo, constituídos em povo de Deus e a seu modo feitos participantes da função sacerdotal, profética e régia de Cristo, exercem, em seu âmbito, a missão de todo o Povo cristão na Igreja e no mundo.’
Portanto, este mês de Outubro é uma grande oportunidade para refletirmos sobre nossa missão, é um chamado a nossa atuação missionária na Igreja e no mundo. Neste mês temos bons exemplos do quanto é possível e gratificante exercermos nossa dimensão missionária. Celebramos vidas como a de Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, conhecida como aquela que na Igreja desejava exercer a vocação de amor, a qual, sem sair do convento, tornou-se Padroeira das missões em 1927.
Vejam que exemplos como o de Santa Terezinha nos fazem desejar sempre mais viver nossa fé e ser sinal de Cristo como seus discípulos e discípulas onde quer que estejamos. Mas, o que é ser missionário hoje? Como poderemos exercer esta vocação de batizados e atendermos o chamado de Jesus Cristo?
Deus nos chama e, quando respondemos positivamente a Ele, o Senhor nos capacita, nos concede a graça do Espírito Santo e nos proporciona os meios para desenvolvermos nossa missão. O próprio Catecismo da Igreja Católica, ao se referir ao sentido de Ministérios Eclesial, nos fala que Cristo é a fonte do ministério na Igreja, pois Ele a Instituiu, deu-lhe autoridade e missão, orientação e finalidade. Vejamos o que o Catecismo no diz:
‘Para apascentar e aumentar sempre o Povo de Deus, Cristo Senhor instituiu em sua Igreja uma variedade de ministérios que tendem ao bem de todo o Corpo. Pois os ministros que são revestidos do sagrado poder servem a seus irmãos para que todos os que formam o Povo de Deus... cheguem à salvação.’
Portanto, respondamos a este maravilhoso chamado do Senhor Jesus e, como batizados e verdadeiros cristãos, não sejamos passivos diante do Senhor que deseja precisar de nós, inclusive para a nossa própria santificação e para a salvação do mundo. Na Igreja e no mundo, seja amor, sirva a Deus e aos irmãos e irmãs, pois, diante do mistério da vida, o mundo precisa de cristãos verdadeiros, capazes de dizer sim ao Deus que não se cansa de amar.

Testemunho
Neste maravilhoso olhar da missão, é gratificante estar em lugar de missão, ontem tivemos um encontro de pais e padrinhos num ramal do Pompeu a 40Km da cidade bem no na beira da mata, na beira onde este povo são atendidos pelo Pe.Viana missionário redentorista. Foi muito bom este contato com o povo, incentivei a reflexão por meio da Palavra de Deus, eles ganharam a Bíblia que recebemos na diocese um milhão de bíblias que foi dividida entre as paróquias. Estavam presentes 14 famílias, povo simples, isolado de tudo! Mas são filhos e filhas de Deus que precisam ser acompanhados, precisam alimentar-se da Palavra De Deus. Conseguimos formar uma equipe entre eles para dinamizar estes encontros de reflexão da Boa Nova de Jesus e assim partimos de volta deixando a semente lançada, voltaremos mais vezes para regar a semente que ficou plantada.
Ir.Aparecida Nazareth de Andrade

Música Nossa Missão