Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 12 de junho de 2011

A Congregação das Irmãs de São Carlos de Lyon

“Vocês vão receber uma força....

“...aquela do Espírito Santo,
“que virá sobre vocês,
“... e vocês serão minhas testemunhas
“... até as extremidades da terra”
At 1,8


Minhas Queridas Irmãs,


O Senhor Ele mesmo, nós convidará para festejar neste 12 de junho de 2011,
A Solenidade de Pentecostes
Parece-me que a ocasião nos é dada, para consagrar alguns momentos para atualizar em nossa memória, em nosso coração, em nossa oração, o nosso próprio Pentecostes, o dia em que recebemos o Sacramento da Confirmação.
Em nossas Igrejas, sejam elas da América do Sul ou na Europa, adolescentes e cada vez mais de adultos pedem o Sacramento da Confirmação. Sinal, sem dúvida, da vitalidade da Igreja... Estes cristãos, através de sua caminhada, na catequese que lhes foi proposta e pela celebração do sacramento, permitem às comunidades cristãs dentro das quais se inserem de tomar consciência que essas comunidades também devem se deixar conduzir pelo Espírito Santo, fonte que irriga nossas vidas e a vida da Igreja, que nos faz viver de seu sopro, para ousar habitar em nossa terra e cuidar dela.
Estas fortes experiências eclesiais que nós escutamos falar, ou que tivemos a graça de vivenciar, nos dizem ainda alguma coisa ? Elas nos questionam hoje? Coloquemos simplesmente a questão.
Não é o vento de Pentecostes que ainda passa sobre nós e nos faz sair de nossos medos, de nossos fechamentos, de nossas angústias ? Nós mesmas vivemos pessoalmente este Pentecostes e a cada ano a Igreja que por sua liturgia nos convida e reviver esta experiência única da invasão do Espírito em nossa vida.
“Doravante, o Espírito de Deus soprará em todos os lugares”,
Cantamos em nosso Ofício.
Espírito Santo : força que lança a Igreja nascente e todos os missionários e as testemunhas ........................“até as extremidades da terra”
O dom do Espírito Santo é a presença em nós da glória do Senhor, e seu amor nos transforma em sua imagem. Estar “no Cristo Jesus, é viver no Espírito” (Rm 8)
A vida no Espírito é uma vida na fé : é uma experiência real, uma certeza concreta porque é uma experiência de uma presença.
Se os sinais do Espírito são variáveis, eles estão sempre a serviço do Evangelho e de sua mensagem em que eles dão testemunho e do Corpo do Cristo que eles edificam. Eles atestam a presença pessoal de alguém que habita em nós, (Rm 8,11) que intercede (8,26), que vem ao encontro de nosso espírito (8,16) e grita em nossos corações (Gl 4,6).
A experiência do Espírito é a vida que sucede à morte, a Paz e a Alegria na tribulação e na angústia. Esta vida nos é dada e no Espírito não nos falta nenhum dom, mas ela nos é dada na luta, pois neste mundo nós não temos ainda o Espírito em plenitude. Sim, o Espírito nos chama ao combate, e é bem Ele que nos faz agir e nos transforma em ”homens espirituais” (1Cor 3,1) para trabalhar na construção da Igreja “Um só Corpo e um só Espírito... um só Senhor,... um só Deus”.
Toda a ação do Espírito é de nos aproximar de Deus, de nos colocar em comunicação viva com Deus, de nos introduzir nos “segredos de Deus” (1Cor 2,10). É no Espírito que nós conhecemos o Cristo, que chamamos Deus e o chamamos de “Pai”
A partir do momento que nós possuímos o Espírito, nada no mundo pode nos fazer perecer, pois Deus se entrega a nós. Ele continua a se entregar e nós vivemos NELE.
“Lembre-se então que você recebeu o sinal espiritual, o Espírito de sabedoria e de Inteligência, o Espírito de Conselho e de Força, o Espírito do Conhecimento e de Piedade, o Espírito do Temor de Deus. Guarde o que você recebeu. Deus o Pai marcou você com seu sinal, o Cristo Senhor confirmou você e ele colocou em seu coração o Espírito” Santo Ambrósio.
Eu não ajuntarei mais nada.
Vocês têm em suas bibliotecas o Vocabulário de Teologia Bíblica ou o Catecismo da Igreja Católica: vá consultá-los...
Que esta meditação fortifique nossa Fé, nos volte sem cessar ao Espírito que está em nós.
Que Ele queime com seu Fogo todas as pequenas coisas e nossas mesquinharias, nos abra à Esperança, ao Amor e nos transporte no grande Vento de Pentecostes.
Que nossa vida “dada” ajude os homens, nossos irmãos, a reconhecer a presença de Deus, Pai, Filho e Espírito neles e no mundo.
Este é o meu verdadeiro desejo nesta Festa de Pentecostes.
Com as Irmãs do Conselho, eu asseguro a todas, nossa fraterna afeição
Irmã Myriam GAGNERE
Superiora Geral

Música Nossa Missão